Abordagem da osteopatia na dor crônica

Abordagem da osteopatia na dor crônica
15 de abril de 2021 zweiarts

A dor crônica é um importante problema de saúde pública, que atinge mais de 35 % da população mundial. É uma das principais causas de absenteísmo no trabalho, licenças médicas e aposentadoria precoce. Atinge adultos, principalmente mulheres, de todas as idades, mas a prevalência aumenta com o aumento da idade da população.

O aumento da expectativa de vida traz debates e questionamentos sobre a necessidade de medidas para o envelhecimento satisfatório e com boa qualidade de vida, a população em geral precisa de atenção e informação a respeito do cuidado com a saúde. O tratamento da dor crônica exige uma abordagem multimodal, envolvendo fisioterapia, psicoterapia, gestão do estresse, relaxamento e prática regular de atividade física.

O paciente com dor crônica muitas vezes apresenta quadros depressivos, de incapacidade física e funcional,dificuldadenas relações sociais e familiares, insônia,cansaço, alteração gastrointestinais e outros.

O tratamento osteopáticotem se mostrado eficaz em pessoas com dores crônicas. A abordagem é sempre focada em dar condições para o organismo se reestabelecer. Dessa forma, o trabalho do osteopata é identificar e tratar os desequilíbrios mecânicos e estruturais, tensões viscerais, alterações neurais e/ou vasculares que possam estar ligadas ao quadro de dor.Também é função do osteopata dar suporte ao paciente desde esclarecimentos sobre as questões que estão relacionadas ao seu problema até orientar a necessidade de outros profissionais para um trabalho conjunto.

Olhar o corpo como um todo, uma unidade física, psíquica e fisiológica onde cada tecido tem sua contribuição para manter a saúde. Se umdeles não está em equilíbrio os processos de dores e doença acontecem.

“Encontre o problema, trate-o e deixe o corpo agir” (A.T. Still)

Silvia Helena Fausto dos Santos
Fisioterapeuta e Osteopata
CREFITO3/144914-F

Enviar mensagem
Fale Conosco
Olá! Tudo bem? Gostaria de mais informações sobre Abordagem da osteopatia na dor crônica.