fbpx

Atuação da RPG na escoliose

Atuação da RPG na escoliose
20 de abril de 2021 zweiarts

A escoliose é uma deformidade que afeta a forma tridimensional da coluna vertebral e pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas principalmente a partir dos dez anos de idade, com progressão associada ao estirão do crescimento.

A deformidade forma uma espécie de “S” na coluna vertebral e, dependendo de determinados graus, gera um incômodo bastante intenso e doloroso. Uma vez não tratada, a escoliose na criança pode ser agravada com a progressão do desvio, comprometendo as funções cardiopulmonares e gerando problemas na vida adulta.

Alguns sinais físicos podem evidenciar o problema: a cintura pode parecer desigual; os ombros ou os quadris se mostram assimétricos; um lado da caixa torácica ou uma perna pode parecer menor que a outra; o corpo se inclina mais para um lado.

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma forma de tratamento que pode ser utilizada com resultados efetivos, mas está reservada para pacientes com desvio inferior a 40º. Trata-se de uma técnica bastante utilizada para correções posturais e tem por objetivo reabilitar todo o sistema muscular, restabelecer uma postura adequada e os movimentos naturais da infância.

A RPG resgata o equilíbrio músculo-esquelético por meio do alongamento, da contração muscular, da consciência corporal e da correção postural. Desse modo, os princípios básicos da RPG na escoliose objetivam melhorar a retração dos músculos da estática; corrigir, por intermédio da tração, a acentuação das curvas; estirar, de forma global, os músculos da estática e liberar o bloqueio respiratório.

Lembrando que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados.

Viviane Medeiros
Fisioterapeuta Especialista em RPG pelo Instituto Phillipe Souchard
CREFITO3/147636 – F

Enviar mensagem
Fale Conosco
Olá! Tudo bem? Gostaria de mais informações sobre Atuação da RPG na escoliose.