RPG pode contribuir na reabilitação pacientes acometidos por covid-19.

RPG pode contribuir na reabilitação pacientes acometidos por covid-19.
6 de abril de 2021 zweiarts

Nem sempre receber a notícia de que a Covid-19 foi curada significa que a pessoa se recuperou plenamente de todas as complicações do coronavírus. Para uma parcela dos pacientes, em especial os casos mais graves, que exigem internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), há risco de sequelas no cérebro, nos rins, nos pulmões e no coração.

O pulmão, alvo mais atingido pelo Sars-CoV-2, tende a demorar mais para se recuperar. Depois que o vírus vai embora, a inflamação pode persistir por semanas, comprometendo o funcionamento do órgão.

Os sintomas podem ser um cansaço leve, uma redução da resistência na prática de atividades físicas ou alterações em exames.Outros sintomas devido a tempo acamado ou inatividade são: fraqueza muscular, perda de massa magra e dificuldades para realizar movimentos simples, como andar e mesmo comer.

Músculos, órgãos e ossos estão todos conectados, então quando respiramos mal, isso tende a refletir em nosso comportamento postural. Se o paciente apresenta alguma dificuldade respiratória, ele aprende a assumir uma determinada postura que, de repente, evita as dores decorrentes do problema, mas que está incorreta.

A má postura prejudica os órgãos e o seu funcionamento normal, o corpo não se mantém alongado e, assim, a respiração não completa o seu ciclo, como resultado o organismo não funciona em seu ritmo necessário.

Daí a importância de proporcionar uma maior flexibilidade da musculatura, pelo fato de enrijecermos nossos músculos e promovermos posturas inadequadas durante nossa vida.

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica fisioterapêutica que atua alongando a musculatura respiratória e tem demonstrado influência na mecânica desta. O método oferece importantes resultados em problemas respiratórios.

Ressalta-se que o método de RPG apresenta vantagens em relação a outros tipos de alongamento por manter a musculatura alongada por tempo prolongado. Além disso, atua de forma integrada sobre as cadeias, possibilitando adaptações que permitem a melhora da flexibilidade e da força.

Os estudos comprovam os benefícios do método de RPG, especialmente no que se refere à musculatura respiratória. As publicações existentes são unânimes em apontar sua influência sobre o comprimento muscular, melhora da amplitude de movimento e flexibilidade, repercutindo em melhora da capacidade de contração muscular.

Viviane Medeiros
Fisioterapeuta Especialista em RPG pelo Instituto Phillipe Souchard
CREFITO3/147636 – F

Enviar mensagem
Fale Conosco
Olá! Tudo bem? Gostaria de mais informações sobre RPG pode contribuir na reabilitação pacientes acometidos por covid-19..