Importância da mastigação dentro do processo reeducação alimentar

Importância da mastigação dentro do processo reeducação alimentar
23 de março de 2021 zweiarts

Muitos não sabem, mas a mastigação é a primeira etapa da digestão, vezes negligenciada pela correria do dia a dia, distração, TV, celulares etc. A ação mecânica dos dentes reduz o tamanho do alimento para que ele possa ser melhor digerido e seus nutrientes, consequentemente, melhor absorvidos. Já o contato do alimento com a saliva umedece e lubrifica, facilitando a deglutição, além de conter enzimas que já inciam a digestão dos carboidratos.

A chegada de pedaços maiores ao trato gastrointestinal pode provocar azia, refluxo, distensão abdominal, gases, dentre outros desconfortos. Sem contar que uma boa mastigação também pode reduzir as chances de alergias alimentares, pois macromoléculas não digeridas corretamente podem ser absorvidas e reconhecidas pelo nosso sistema imunológico, estimulando processos inflamatórios.

Além do mais, comer sem pressa também contribui para uma maior saciedade, pois o cérebro leva de 15 a 20 minutos para receber os sinais hormonais de que já estamos alimentados.
Procure fazer suas refeições longe de distrações e coma com atenção plena, mastigando bem os alimentos.

Ana Paula Alonso
Nutricionista
CRN3 59358/P