Osteopatia e hérnia de disco

Osteopatia e hérnia de disco
16 de março de 2021 zweiarts

Quadros de hérnia de disco e/ou dor ciática são muito discutidos na sociedade, pois afetam a saúde e a qualidade de vida de muitas pessoas ao longo do tempo.

Resumidamente a hérnia de disco é descrita como projeção ou deslocamento do disco do seu local de origem, sendo que no centro do disco intervertebral (estrutura cartilaginosa – amortecedores da coluna vertebral) existe o núcleo pulposo que, dependendo de forças que são exercidas sobre elas podem gerar rompimento de fibras cartilaginosas e danificar as paredes de fibras (anéis cartilaginosos) e assim, ocorrer um extravasamento.

Existe 3 tipos de classificações para as hérnias discais, são elas:

a. Protusão – ocorre quando existe um alargamento do disco e o seu núcleo ainda se mantém no centro, porém com o disco mais alargado pode encostar em regiões que geram dor, estresse e uma congestão da região.

b. Extrusão – ocorre quando o disco se deforma e há extravasamento do núcleo através dos anéis cartilaginosos e assim o núcleo atravessa através de uma fissura e há perda do contato do seu meio interno.

c. Sequestro – ocorre quando há o rompimento do disco intervertebral (camada mais externa do anel cartilaginoso) e seu núcleo atravessa toda extensão do disco e começa a ocupar uma região indevidamente podendo gerar consequências gravíssimas.

A hérnia de disco pode ser causada por inúmeros fatores desde de traumas diretos (acidentes, quedas, trancos e outros) gerados por forças mecânicas. Até por sobrecargas impostas pela rotina diária, através de uma má adaptação postural, qualidade de movimento insatisfatória, alimentação inadequada (que também contribui para um mal funcionamento visceral) e também, por estresse excessivo.

Hoje sabemos que a imensa maioria das pessoas que tem hérnia de disco melhora através do tratamento conservador e que muitas vezes o sintoma do paciente não está relacionado com o achado do exame de imagem. Sendo assim, o fisioterapeuta osteopata avalia e trata com o objetivo de identificar quais as regiões que estão em sobrecarga e o que está gerando essa sobrecarga para tratar a causa do problema e não os sintomas, nem sempre a região que se apresenta o sintoma é a causa do problema.

O tratamento osteopático busca organizar e equilibrar os sistemas para um melhor funcionamento do corpo sempre estabelecendo limites para não gerar sobrecarga.

Rafael Kumahara
Fisioterapeuta e Osteopata
CREFITO3/104533 -F

Enviar mensagem
Fale Conosco
Olá! Tudo bem? Gostaria de mais informações sobre Osteopatia e hérnia de disco.